sábado, 28 de agosto de 2010

Paris, dia 2


Começando meu segundo dia em Paris com um café-da-manha "à la française" com litros de café, paint au chocolat e croissants deliciosos. Saindo do hotel fui correndo pro museu do Louvre, onde passei o dia. Novamente munida de um audio guia e todo o tempo do mundo, la fui eu pro museu mais surpreendente do mundo (pelo menos do meu mundo).
No começo eu me perdi um pouco, literalmente. Peguei à esquerda onde deveria ter pego à direita e fiquei uma hora vagando pelos apartamentos dos ex reis da França. Nada mal, na verdade encontrei algumas tapeçarias antigas maravilhosas e é legal se sentir de volta no tempo, interessante. Encontrei o caminho de volta e vi a maravilhosa Vênus de Milo, a estatua da Vitoria da Samotracia e os milhoes de quadros. Caminhei pra caramba, me encantei com os pintores franceses, com a mitologia Grega, com as obras Egipcias e me irritei com a pintura Italiana. Ela é linda, com uma técnica de dar inveja e com uma devoçao religiosa tocante. Mas com muitos anjos, anjinho pra tudo quanto é lado. E no fim eu estava tendo pesadelos com tantas crianças peladas com asas.
Fui para a sala de esculturas francesas, monumentais, lindas. "Perdi" um certo tempo la, admirando e tentando compreender tudo o que eu via. Almocei no proprio museu lendo um livro. Engraçado sentir que eu era uma das poucas pessoas sozinha, nada de grupos com o guia falando num microfone e segurando um guarda-chuva. Nada, so eu. E prefiro assim. As pessoas vao odiar ir à museus comigo, eu paro em todas as obras que me interessam. Leio, analiso, escuto, fico pelo menos uns 10 minutos na frente de cada obra. Um saco me ter como companhia. Mas o que eu posso fazer? Isso que uma pré-estudante de artes faz né?
Saindo do museu passei na livraria e comprei dois livros: um sobre o Louvre em si e outro sobre o movimento Impressionista. Fui para os jardins do museu, puxei uma cadeira e me joguei durante uma hora na minha atividade preferida: ler. Alternando entre André Gide e meu novo "Impressionisme" passei uma hora maravilhosa, curtindo um pôr-do-sol lindo. Fiquei pensando de como eu gosto dessa sensaçao de paz, eu estava nervosa antes, nao ia conseguir visitar tudo que queria, mas lembrei que esse era um final de semana para relaxar. Sem planejamentos nem nada. Se der tempo, otimo. Se nao, eu vou voltar em pouco tempo de qualquer jeito.
Fui pro Boulevard Saint-Michel e jantei Subway (bom lembrar que ainda existe, nao temos aqui em Genebra e faz uma faaaaalta) sentada nas margens do Sena, nada mal. Uma curiosidade, tanto no restaurante como no museu (e em praticamente todos os lugares que eu vou) passei pela mesma experiência: atendentes mau humorados. Eles nos odeiam, qualquer tipo de turista, eles vao te tratar mau! Antes eu achava que era apenas com gente que nao falava francês entao eu estava tranquila, eu falo francês e falo bem! Nada, mesmo assim eles me odiavam. Por eles todos os estrangeiros eram banidos, seria melhor assim- na verdade ia destruir a economia do pais, mas eles estao dispostos ao sacrificio...
Voltei cedo pro hotel, tipo 20h30, mas nao tem problema. Tive um dia maravilhoso e o que eu quero é relaxar e isso que fiz. Paris vai estar sempre la pra mim, com ou sem anjo, com ou sem atendentes mau humorados...

Um comentário:

  1. que perfeição! *-*
    meu sonho desde criança é respirar paris!
    amo artes e ainda tenho tanta coisa pra ver e aprender...
    amei seus posts. parabéns (:

    ResponderExcluir